maio 20 2019 0comment

Proposta da CCT 2019/2020

No dia 02 de maio foi entregue aos representantes das empresas a primeira proposta de acordo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Colchões e de Material Plástico e Produtos Isolantes do Estado do Ceará (SindiquimicaCE) sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019/2020.

Essa proposta é responsável por determinar, anualmente, o que muda e o que continua igual nas relações entre trabalhadores e patrões em todas as empresas desse setor na região. O interesse maior do SindiquimicaCE é defender e garantir os direitos dos trabalhadores na negociação com o sindicato patronal.

Foi buscando uma aproximação cada vez maior com a categoria que a Comissão de Negociação do sindicato chegou às cláusulas de reivindicações que estão listadas nesta proposta, discutidas em Assembleia que foi realizada no dia 23 de março, com data base em 1º de maio. Dentre elas: reajuste salarial com 6% de aumento real; piso salarial de R$
1.080,00 e produtividade de 4% conforme a 5ª cláusula.

As empresas irão fornecer refeições de qualidade e café da manhã, como também um lanche reforçado a todos os seus empregados, cesta básica, participação de lucros e resultados, além de hora extra com adicional de 80% de segunda a sexta. Também é reivindicado que as empresas atuem junto ao sindicato no esforço de promover atividades voltadas à saúde e às boas condições de trabalho para todos os funcionários, assim como ao combate ao assédio moral contra os trabalhadores, assistência familiar e auxílio creche.

Você pode conferir a proposta completa AQUI.